Iguaba Grande

A "Necroagropecuária" do Brasil

Por: Drª Margoth Cardoso

ícone relógio01/03/2022 às 11:29:24- atualizado em  
A "Necroagropecuária" do Brasil

A NECROAGROPECUÁRIA está matando, adoecendo, mutilando e destruindo a agricultura familiar, através de uma Guerra Química que está sendo omitida pela mídia brasileira, enquanto povos originários vêm sendo dizimados com objetivo de ocupação e exploração de suas terras. Além de acabarem com as produções de orgânicos, os pecuaristas criminosos pressionam produtores da agricultura familiar a deixarem suas terras, pulverizando agrotóxicos sobre seus terrenos. E tudo isso com requinte de crueldade!

O apoio dos deputados federais que trocaram o voto dos eleitores por outros interesses, ao dizerem "SIM" ao pacote do veneno, legitima ações como as que aconteceram em Apuí, município produtor de café orgânico localizado no sul do Amazonas. Essa região é caracterizada por possuir mais boi do que gente. São, segundo dados do IBGE, 160 mil cabeças de gado e uma população de 22,7 mil habitantes, e que na visão dos pecuaristas ainda não são suficientes para satisfazem a ganância que lhes move, tendo em vista a pulverização ocorrida no mês passado, causando danos na cultura de laranja, limão, mandioca, abóbora, gergelim e eucalipto entre outras, matando pássaros, intoxicando agricultores, objetivando expandir seus negócios num verdadeiro exercício de necroagropecuária.

Vale lembrar que a primeira etapa para aprovação do PL 6.299/02 já foi vencida pelo agronegócio e seus seguidores, restando ainda a votação pelo Senado Federal. Enquanto não recebem aprovação total para colocar mais veneno na mesa da população, recebem a colaboração do governo, que bateu seu próprio recorde. Só em 2021 foram aprovados mais de 550 novos agrotóxicos.

Perguntas importantes que precisam de respostas: O que comem os donos do agronegócio? Será que se alimentam de suas produções envenenadas? E os deputados federais que aprovaram o pacote do veneno, comem alimentos e bebem água contaminados pelos agrotóxicos que estão ajudando a liberar? Ou protegem a si a suas famílias com produtos orgânicos enquanto envenenam a população? Importante saber!

Dizer não ao Pacote do Veneno é uma questão de sobrevivência!

Vamos compartilhar as hastags:
#nãoanecroagropecuáriadobrasil
#necroagropecuáriamata
#todoscontranecropecuária

*Drª Margoth Cardoso - Advogada, mestranda em Ambiente. Sociedade e Desenvolvimento UFRJ, pós-graduanda em Direito Ambiental UFPR, candidata à prefeita pelo PT em Iguaba Grande em 2020.